Crônica - O que servir no Natal?


Imagem: Brom







O que servir no Natal?
Publicada pelo jornal Agora em Dez/2008









Ah, o Natal!

Época de paz, amor e união – e lista de presentes, amigo-secreto do filho, do marido, da filha adolescente na escola, na aula de inglês, na academia – minha nossa, tem amigo secreto até no orkut! - surge amigo que não acaba mais – e o que comprar pra quem mal se conhece? Já é difícil acertar na mosca com quem se conhece bem – sempre tem aquela pessoa que abre o seu presente – aquele que você levou horas procurando, preciso até enfrentar a última semana de corre-corre nas lojas, pagou ‘o-que-foi-preciso-pra-agradar-a-chata’ e em vez de dar pulos de alegria ela faz aquela ‘cara de paisagem’ – e ai você diz: pode trocar se não gostou, meu bem, eu te mando a notinha – e ela diz: capaz (se for rio-grandina), não precisa, eu amei! – mas dois dias depois te liga, cobrando a tal notinha!
Quer coisa mais ‘natalinamente’ tradicional do que isso?

Que tal a ceia de Natal? Ah, a ceia de Natal!
Começa com o bom e velho ‘cabo-de-guerra natalino’: ‘este ano nós passamos lá ou eles vem para cá?’ – e isso costuma demorar... Mas adivinha: você venceu o cabo-de-guerra natalino, parabéns - este ano o natal é por sua conta e risco!

Quem costuma ser apenas o convidado, que se delicia com as iguarias e guloseimas tão fartas e harmonicamente distribuídas sobre a mesa, mal sabe o trabalho que dá preparar este banquete.
Mais difícil ainda é decidir o que preparar para a ceia de natal – além é claro da boa e tradicional ‘ave’ natalina. Sempre tem o fulaninho que não come vegetais, as crianças que tem pânico de uva-passa e a mais nova namorada do filho que você descobre – quando tudo já está preparado – ser vegetariana!
Solução: põe ela sentada entre as crianças e o fulaninho! E só ela fazer a triagem do prato deles e todo mundo fica satisfeito!

A cozinheira corre, se esmera, acaba se atrasando para se arrumar – momento em que o marido reclama e, para lhe dar razão os convidados chegam – ‘malditos convidados’ pensa ela, mandando todo seu espírito natalino para o forno junto ao peru, que a está hora já apitou e ninguém se deu conta!

Enfim está tudo pronto, ela olha orgulhosa para a mesa, per-fei-ta, e libera a horda bárbara ao ataque, liderada pelo seu próprio marido - louco de fome por que o expulsaram da cozinha quatro vezes!
Quando chega à hora da sobremesa ela sente até uma dorzinha no coração ao ver a velocidade com que sua torta ‘obra-de-arte’ é consumida – aquela que levou 12 horas para ficar pronta (como ela enfatiza a noite inteira) – leva uns 12 segundos para ser atacada por aquelas ‘formigas super-desenvolvidas’.

A ceia só não acaba mais rápido do que o décimo terceiro - que quando você pensa que veio, já foi! Mas ao contrário dele, o gostinho que fica é a satisfação de ver a mesa cheia, não só de comida, mas de amigos e felicidade!

E então? Já decidiu o que servir em sua ceia de Nata? Vai mandar fazer? Que seja! Só não esqueça de servir uma boa dose de bom-humor, antes, depois e principalmente durante as refeições!
Você vai precisar!
E tenham todos um Feliz Natal!

Comentários