Crônica - Sal, água e pastilha de menta










Sal, água e pastilha de menta.
publicada pelo jornal Agora em Jan/2009










O Verão chegou!
E você deve estar pensando ‘ nossa, que novidade’, mas só agora o calor e o verão estão ocorrendo simultaneamente! Deram as mãos e parece que o namoro engrena – ao menos parece...
De uns anos pra cá, as estações do ano já não dão à mínima para o que diz no calendário. Elas simplesmente se emanciparam, tornaram livres das convenções humanas e agora andam por aí, a seu bel prazer, desfilando ao longo do ano, esbarrando umas nas outras, sem o menor pudor ou sentido de privacidade!
Foi-se o tempo em que as estações climáticas eram confiáveis e se podia preparar uma mala sem grandes receios – ou ainda simplesmente guardar as roupas no maleiro, de uma estação para outra! Se você é daquelas pessoas que conserva velhos hábitos, como esse, sabe o quanto isso se tornou problemático! O guarda-roupa mais prático é aquele um tanto caótico: blusas, camisas, vestidos e agasalhos a mão, até aí tudo bem, mas sandálias e botas dividindo prateleiras – isto me deixa nervosa!
O guarda-roupa moderno não varia mais com a estação, só com a moda da estação – o que não tem nada a ver com o clima! Você certamente já deve ter se deparado com a dificuldade de se encontrar, nas lojas, roupas de frio, quando realmente faz frio (o que se espera que ocorra com mais freqüência no inverno).
Bom que agora é verão, e ao menos esta semana vem fazendo um verão sincero, honesto, daqueles que se orgulha do seu nome! Um verão cheio de sol e calor – ótimo para quem pode estar na beira da praia, ou piscina enfrentado um biquíni com toda coragem que requer (porque no início da estação eles parecem tão assustadores! Depois todo mundo acostuma).
Já pra quem, por alguma boa ou inquestionável razão, tem que ficar na cidade, um verão como este, tão ‘cheio de sol’, tão franco, não parece tão virtuoso assim...
É difícil parecer elegante com todo este calor! Eu gosto de acreditar que parte da elegância vem de dentro – não basta vestir um belo escapin e andar como uma pata! É preciso sentir-se elegante, portar-se de forma elegante, não apenas vestir-se com elegância – Mas, você há de convir que é um tanto difícil sentir-se elegante e pegajosa ao mesmo tempo! Isso sem contar com as freqüentes ameaças de desmaio que muitas de nós sofremos com o calor!
Se as lojas femininas criassem no verão, um espaço reservado chamado ‘desmaiario’ – com cafezinho e pedras de sal, certamente faria sucesso – eu estaria sempre lá! Mas, enquanto elas não inventam, recomendo uma receita tiro e queda, ou melhor, dizendo, tiro e ‘up’ pra se manter em pé nos dias mais cruéis: Tenha sempre na bolsa sal, água e pastilha de menta - Sal pra não sair desmaiando por aí (isso se você não for hipertensa, se for, pule para a próxima dica!) e desmaiar por aí de saia, querida, é deprimente! E água, porque o sal dá uma sede! Junta o sal e o sol então... Água, muita água! Hidrata e combate a (celulite) – não fale alto que chama!
Por que a pastilha de menta? Bem, esta é recomendada principalmente às avulsas (solteiras, divorciadas e etc) – porque nestes dias de calor e suor, corpos a mostra, nunca se sabe quando vai rolar um romance – pensando bem, suar não é tão ruim assim... Já as casadas, melhor ainda: podem suar em casa!

Comentários