O pé de macaca - CONTO infantil

*Publicado na SAMIZDAT #20




Homenagem à Luana e Stela,
amigas macacas.






Ilustração: Steve Adams
Era uma vez...
Uma menina loirinha, um pouco sardenta, outro pouco tímida e “um tantinho" medrosa. Tá bom, bastante medrosa. Temia até as moscas — paradas! Até que num belo dia de sol foi levada por sua mãe para um passeio especial: O circo...

... E seria esta uma estória feliz, não fosse por ela:
a macaca das unhas vermelhas.

A garota viu a macaca e a macaca viu a garota. Não só a viu, como gamou. Queria um beijo, a qualquer preço! A menina lá, toda encolhida no banco do circo, enquanto sua mãe tentava persuadir a macaca a deixá-la em paz, até porque, cá pra nós, devia ter um bocado de micróbios — não na mãe, na macaca! A mãe era paranóica com micróbios. Paranóico é como se chama alguém que cisma com uma coisa sem sentido.

E assim a menina tornou-se paranóica. Não com macacos de forma geral, mas quanto a unhas vermelhas, independente do pé em que se encontrem.

—A macaca do pé vermelho me pediu um beijo. Macaca... Pediu... Pé...
Pé de macaca!


O trauma não foi beijar a macaca, foi ver bicho vestido de gente e convencido disso.

Muitos anos se passaram e a menininha, — que já deixou de ser "inha" há mais tempo do que gosta de admitir — até hoje, não pode ver um pé de unhas vermelhas que logo sente um arrepio e pensa:
— Pé de macaca: Aaaaaaaah!




*Baseado em uma história real.
Os nomes das personagens envolvidas foram trocados para proteger a identidade das vítimas. A macaca se chama Xita. Bem, na verdade eu não lembro, inventei este agora. Vou perguntar para a minha mãe!

Comentários