Privacidade Virtual - Crônica








Publicada no Caderno Mulher Interativa
Jornal Agora (05/set/09)
Ilustração: Lorde Lobo







Houve um tempo em que “invasão de privacidade” era quando a mãe lia o diário secreto da filha adolescente, quando a esposa revistava os bolsos do marido, em busca de algo comprometedor ou apenas um filme com a Sharon Stone e um voyeur. Hoje em dia, os diários tornaram-se blogs abertos que podem ser lidos por qualquer estranho ou conhecido, e o que o marido tem no bolso já não é tão importante quanto quem ele adicionou no Orkut ou Facebook.

A internet, com suas inúmeras redes de relacionamento, é o paraíso do voyeurismo moderno, possibilitando o milagre da onipresença virtual — se pode ver, ouvir e estar em todos os lugares ao mesmo tempo. E nesses lugares muitos se transformam: Pessoas, que antes nos pareciam tão reservadas e comedidas, informam a quem quiser ouvir, onde estão, com quem e pior: o que estão fazendo — incluindo suas necessidades fisiológicas — a moda é fazer, clicar, postar e observar, não necessariamente nesta ordem.

E a privacidade, aonde foi parar?
Será que ela ainda existe ou virou conceito abstrato,
algo que só se mantém no mundo das ideias?

Ter a vida vasculhada por paparazzis cibernéticos já não é um privilégio dos famosos, embora muitos destes tenham entrado na mesma onda, lançando mão do maravilhoso veículo de auto-promoção que é o mundo virtual — sorte das fãs: Antigamente, para comunicar-se com o ídolo, era preciso escrever cartas quilométricas, gastando o batom e a boca em selos de beijos, torcendo para “talvez, quem sabe um dia” serem lidas. Agora basta seguir o dito cujo no twitter e falar diretamente com ele; muitos até respondem! Depois, é só acompanhar: Você nunca mais verá seu ídolo como antes, infelizmente...

A ânsia pela popularidade a qualquer preço faz com que muitos chutem de lado o pouco amor próprio que lhes resta, divulgando fotos ou relatos de si mesmos em situações pra lá de inusitadas (quando não comprometedoras). Quem em sã consciência quer ser visto em seus momentos de intimidade ou em meio aos ritos de beleza? Acredite: tem muita gente por aí cometendo este tipo de autossabotagemvale tudo para atrair os holofotes!

Só preza a própria individualidade aquele que tem uma autoestima saudável, o que também é chamado de “amor próprio”: Os que o tem muito baixo, tendem a idolatria, pois tudo que é alheio lhe parece tão melhor, enquanto os que o tem muito alto, tem também a si mesmo em alta conta, tendendo a egolatria e ao exibicionismo, enfeitiçados com a própria imagem, como no mito de Narciso.
É preciso encontrar “o ponto”, saber dosar.

Amar a si mesmo requer autoconhecimento, o que só é alcançado atentando e valorizando a própria individualidade. Quando isso ocorre, é possível olhar o mundo e as pessoas que nos circundam, admirando nelas aquilo que merece ser admirado, não o Freak Show mais próximo. E não caia na ilusão de que é possível ser apenas um voyeur anônimo — manter o completo anonimato é ainda mais difícil que a privacidade — quando você compra o ingresso para o show alheio, pode acreditar: um canto escuro qualquer, é bem possível que algum binóculo esteja apontando pra você!

A escolha é simples: Preservar a privacidade no mundo real e virtual, pois estes já não permitem divisões, ou abstrair, abrir as cortinas da sua vida sem se importar com o que vem depois, afinal, quem pretende subir ao palco deve levar isso em mente:
“Nem sempre é dia de aplausos.
A vaia também faz parte do espetáculo”.


Nada pessoal, mas esse ingresso eu dispenso.
Boa sorte na sua escolha!

Comentários

shintoni disse…
Ju:
Sua poesia já está na lista de publicações do Tema do Mês e seu nome já está na lista com o link de seu blog. Vai ao ar dia 30/09.
Valeu mesmo!
Abração e ótimo final de semana!
Anônimo disse…
Hi, I left you a DOFOLLOW backlink on my website. This isnt a spam message, i actually did leave you a backlink on my site. If you check the top of the page you will see "Sites we like" and there will be a link to this site. Would you be kind enough to leave me a backlink? If so my website is http://crush-the-castle.com please use the anchor text "Crush The Castle" for the link and add it to a post or as a widget. Then please send me a email at backlink@crush-the-castle.com - If you want me to change your links anchor text let me know. Thanks
Anônimo disse…
brinkka2011 says: *,very nice page, i certainly enjoy this website, keep on it, keeping on!