Garotas fazem Arte - e fazem mesmo!

Há exatos 7 dias, o CMC [Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen], de Rio Grande, sediou a 6ª edição do Garotas Fazem Arte. O evento, organizado pelo músico Carioca Feitosa [do famoso Estúdio do Carioca], tinha como objetivo prestar, através da arte, uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. E, o fez muito, muito bem! Ainda que com 'algum atraso', já que a primeira data proposta, 10 de março, precisou ser adiada devido temporal horroroso que atingiu o município na época, alagando ruas, sapatos e casas - inclusive o local do evento!

Mas, como disse o Carioca ao me comunicar a nova data pelo telefone:  
"Todo dia é dia de homenagear as mulheres!"
Se todo é, ou não, eu não sei, mas este 31 de maio, certamente, foi!

O convite para apresentações femininas, musicais e literárias, aliado à entrada franca, lotou o auditório do CMC. Admito que fui 'um tanto' surpreendida quando o Carioca praticamente me empurrou para o palco pedindo para que eu apresentasse o evento, afinal, aquela era "uma noite para as mulheres (...) o palco é de vocês", dizia ele. E, de fato, foi: a parte musical contou com as apresentações de Laura Bastos e Inaê Dutra, Andressa Gutierres, Suellen Rubira, Claudia Gama, Lilian Guedes, Marina Reguffe e Milene Cacciamani. E intercalando a todas elas, eu e meus queridos textos - segue abaixo a lista dos eleitos para este evento:


[Clique sobre os títulos para ler os textos de Ju Blasina]
- Apenas uma mulher [crônica] - Tão adequada ao evento que me emocionei...
- En.cantos dela - poema inédito, até o evento 
- Peçonha [poema] - de amor, do mal!
- Embrulho [performance poética] - pretendo postar em videopoema também


As "arteiras"
Marina Reguffe ao lado de seu pai





←Suellen Rubira 

Milene Cacciamani→  
Lilian Guedes ----------------------- Claudia Gama

Andressa Gutierres cantou "Don't know why" (Norah Jones), "Underneath you clothes" (Shakira), Telephone (Gaga) e "You Learn" (Alanis). Deixo aqui registrada a intenção de arrastar essa menina comigo para outros projetos e eventos culturais - aguardem!

"Adorei o evento e acho que precisamos de iniciativas como essa para divulgar os talentos da nossa cidade, bem como a literatura e a importância da mulher na sociedade. Já que, algumas vezes, tais assuntos são deixados de lado ou são pouco trabalhados em sua essência e verdadeira beleza."  diz ela.


Bastidores
    
Confabulando com a Miss Cacciamani, amiga de longa data [longa mesmo, desde os tempos da faculdade de Biologia e do laboratório de Decápodas onde contávamos, medíamos, analisávamos e, nas horas vagas, comíamos camarões juntas - uma forma nada poética de estreitar laços, mas... funcionou: 13 anos de amizade e contando!]





Carioca se fazendo de inocente, ao lado de algumas das cúmplices [Andressa, eu e Laura Bastos] - logo ele, o maior responsável por isso tudo!







Ao lado da mulher da minha vida, minha mãe Marília, a Maruquinha.







Na foto abaixo, apreciando o evento dos bastidores, com Andressa Gutierres e a dupla dinâmica (à direita), Laura Bastos [voz e violão] e Inaê Dutra [cajon], que abriu o evento com as músicas Wonderwall (Oasis) e Falling in Love (McFly). Ao final, Laura apresentou ainda 'Make You Mine', de sua própria autoria.
E, como de costume, ao final do evento as garotas se reúnem para fazer arte em alegre bando!  
Meus mais sinceros agradecimentos ao Alex Brandão, da Tracy Lords (como se pode notar, o bendito fruto da foto) que foi presença constante no palco, acompanhando as apresentações da sua colega de banda, Mila (junto ao Carioca também), as da Andressa, e as minhas! Sem ensaio, eu só dizia a ele "vai ser um texto longo", "agora, um poema curto", "essa é do mal!" e ele fazia a trilha mais adequada possível! O blues que rolou com a performance do "Embrulho", foi... perfeito! Thanks a lot, Alex!

E muito obrigada também ao público que prestigiou o evento!
Preciso dizer o quanto amei ter estado lá?
Considerem, com isso, dito!
 

Fotografias de Jairo Tx

Comentários

Anônimo disse…
oh, my... my pride and joy!
Anônimo disse…
sempre amo estar lá, e dessa vez, foi lindo e especial, os amigos que curtiam, agora participam... todos somos artistas, em casa, de modo discreto e inocente, na maneira como agimos com quem amamos... e qd dá vontade explorar e mostrar ao mundo, saem verdadeirar obras de arte, obrigada a todos!
Ju Blasina disse…
Só para registrar que esse lindo comentário anônimo é da minha amada amiga maluca, Mila!

E obrigada a todos que por aqui passarem!

Bjus
Jairo Tx disse…
Uma noite de grandes méritos. A todas as meninas que participaram os aplausos mais que merecidos.
As damas da música estavam otimas, a poeta, sensacional.
Agradeço pelo pedido para registrar (fotograficamente falando) o evento.
Carioca Feitosa disse…
blábláblá...blábláblá.
Parabéns a todas as garotas que fizeram arte. O evento estava sensacional!!!

-Gostei muito desta crônica-
Às filhas da mãe - CRÔNICA
http://jublasina.blogspot.com/2010/05/as-filhas-da-mae-cronica.html
Anônimo disse…
Ah, sim, a propósito: parabéns ao Cabeção pelas ótimas fotos!
Laura disse…
Tocar no evento foi SHOW DE BOLA, eu e a Inaê adoramos demais. Adorei o texto Ju!!