Satisfação garantida ou... o quê?

Ilustração de Lorde Lobo - Crônica Publicada no caderno Mulher Interativa do jornal Agora


Não sou do tipo que reclama. Não quando se trata de negócios e serviços - pertenço àquela casta de clientes gentis que, mesmo quando extremamente desagradados, paga o valor designado, agradece a cada funcionário que lhe atendeu e ainda sorri ao sair, fechando uma porta que, muito provavelmente, nunca mais voltará a abrir - nem sorrisos, nem carteiras, nem a própria função de passagem. Longe de julgar essa uma boa estratégia, mas... Não me incomodando, é a conta - e uma conta cara, diga-se de passagem.

Não há nada que me aborreça mais do que pequenos aborrecimentos. Portanto, o que faço pode ser visto como uma espécie de economia - de tempo, de verbo, de mim mesma. Ainda que deixar de frequentar meus lugares, antes favoritos, seja um tanto oneroso, é o preço a se pagar. Tudo para "evitar a fadiga".

"Satisfação garantida, ou seu dinheiro de volta",
eis uma oferta rara e inútil.

Tornar gratuito um serviço ruim não o tornará melhor - não há dinheiro que apague uma má impressão, especialmente quando esta é a primeira, uma vez que, até então é (e, no caso de clientes da minha “estirpe”, acabará por assim se manter) a única.

Por mais pacifista que se possa ser, ignorar um "mau atendimento" ou desistir de um "serviço insatisfatório" é bem mais fácil fora do âmbito pessoal - se desistíssemos de frequentar a casa ou a vida de alguém só porque o pegamos num dia ruim, não seríamos indivíduos sociais - seríamos indivíduos e ponto. Mas quando mil votos de confiança são gastos à toa, talvez seja a hora de visitar a concorrência – não há outra forma de encontrar um melhor fornecedor a não ser experimentando uma amostra de seus serviços.

"Satisfação garantida, ou seu caminho de volta",
eis um lema bastante prático, mas difícil de ser levado ao pé da letra...

"Se gostou, fale aos seus amigos. Se não, fale ao gerente".
Eis, enfim, um conselho útil - estampado logo ao lado do "fiado, só amanhã" - algo se expandir para os mais diversos estabelecimentos da vida.

Comentários