Meus ILUSTRES favoritos - Parte 2

JAIRO TX – Portfólio/Galeria

Desenhista, sim — artista, jamais! É mais ou menos esse o discurso deste gaúcho, “prata da casa” (e põe "da casa" nisso, risos). Desenha em todo e qualquer papel que estiver à vista, preenchendo toda e qualquer gaveta — disponível ou não — com belos desenhos e felizes surpresas (não raro encontro verdadeiras relíquia). Personagens de aventura medieval são figuras comuns, mas nem de longe refletem o todo de seu trabalho.

Suas obras mais antigas, envolvendo papelão, chaves, arames e códigos de barras, agora ganham acabamento digital, mesclando o bom e velho desenho com a gama de texturas e efeitos infindos


Criatividade aliada (e não alienada) a modernidade
Independente das ferramentas utilizadas, o resultado final mantém o “que” peculiar que tanto lhe identifica e tão bem se adequa aos meus escritos.

Entre seus atuais projetos tem, comigo, uma HQ erótica em andamento (Ryan Le’Beau), faz ilustrações para um novo cenário de RPG, criado em parceria com outros artistas (ops, desculpa: autores), além de projetos que envolvem gatos.



LORDE LOBO – Site Oficial

Outra “prata de casa”, produto genuinamente nacional, gaúcho (de Rio Grande/RS), arte educador e jornalista ilustrador (cujo trabalho abrilhanta a maior parte das minhas crônicas). De 2001 a 2006, ao lado do quadrinhista Law Tissot, Lorde Lobo editou a revista independente de histórias quadrinhos Areia Hostil, que rendeu-lhe o título de Melhor Prozine de 2005, durante o 18º HQ Mix.

Entre seus diversos trabalhos, faço menção especial ao “Penitente”, mais uma produção independente — HQ adulta — que vem ganhando a merecida atenção da crítica e do público. Escrita por Lobo e desenhada por outros artistas nacionais, como o talentoso Rosenado Caetano.




MILO MANARA – Site Oficial

Nome artístico do italiano Maurilio Manara (nascido em 13 de Setembro de 1945) que é, sem dúvidas, um dos quadrinhistas mais importantes do mundo! (é também o nº1 da minha lista). Estudou arquitetura e pintura e se tornou mais conhecido pela vertente erótica da sua obra – motivo pelo qual não posso lhe fazer tão presente no P+2T quanto eu gostaria...

Estreou nas HQs em 1969 (sugestivo, não?) com Genius: um conto noir erótico e sombrio. E em sua primeira parceria (de muitas) com Hugo Pratt criou um de seus trabalhos mais aclamados: The Ape, para revista Heavy Metal no início dos anos 80.

Regada a humor, sensualidade e uma pitada de críticas políticas
— traços mantidos ao longo de todo o seu trabalho — The Ape reconta a história de Sun Wukong (deus-macaco da mitologia chinesa).

O que dizer do trabalho de Manara...
Suas mulheres voluptuosas, de quadris largos e semblantes angelicais encenam estórias repletas de fetichismo, humor sagaz e critica social. Suas linhas suaves e limpas contrastam com monstros e outros elementos sobrenaturais de pesados traços — Pesado e Profundo — boa descrição de seu trabalho, mesmo que não pareça a um primeiro olhar, perdido em luxúria, Manara é mestre em despertar o voyeur latente em cada um de nós e levantar não apenas saias e ânimos, mas também o “tapete social”, trazendo a tona o lixo envolto em belo embrulho, por isso — é difícil, sim, mas — leia com atenção!

Curiosidades: *Breakthrough (1990 - com Dave McKean, Neil Gaiman e outros).
**Também atuou com Gaiman em “Sandman: Endless Nights” (Noites sem Fim)
***Seus mais famosos trabalhos são Clic e Revolução, mas o meu favorito é
Rever as Estrelas: As Aventuras Urbanas de Giuseppe Bergman” da série
“The Adventures of Giuseppe Bergman (#2) To See the Stars: The Urban Adventures”

Comentários

Lorde Lobo disse…
Olá, Ju!
Me colocar ao lado do Jairo, tudo bem, afinal de contas, estamos sempre juntos, aqui na redação do jornal, trocando informações sobre quadrinhos e tal... Mas quando no colocas ao lado de Manara, bem, aí eu tenho que agradecer mesmo!
Manara é um grande Mestre! Uma referência mundial! É uma honra mesmo!
Muito obrigado!
Jairo Tx disse…
É otimo estar entre estes ilutstres.
Até pq tbm são ilustres pra mim.
Ju Blasina disse…
Agradeçam à ordem alfabética que pôs vocês junto logo ao maior deles (em minha opinião)- o Manara.
Se bem que, qualquer combinação seria bonita...
E é um prazer valorizar os grandes "artistas" (haha) que conheço!
Beijus